domingo, 3 de abril de 2011

[0057] Maria Emília Miranda da Cunha... este nome não lhe diz nada? Pois então fique sabendo que era a mãe de Carmen Miranda e que teve muito a ver com Cabo Verde (e São Vicente), olá se teve...

Carmen Miranda
Estamos em 1948, ano em que Carmen Miranda brilha mais uma vez em "O Príncipe Encantado" ("A Date With Judy") filme no qual também participava, entre outros, a recentemente falecida Elizabeth Taylor. A sua carreira estava próxima do fim, pois restavam-lhe cerca de sete anos de vida e dois filmes: "Romance Carioca" ("Nancy Goes To Rio"), em 1950, e "Morrendo de Medo" ("Scared Stiff"), de 53.


Foto blogue Vento no Litoral
De 27 de Agosto de 1948 é esta notícia do "Diário de Notícias" de New Bedford, Massachusets, EUA. Não se refere à artista dos turbantes frutíferos (a quem chama "actriz brasileira"...), mas a sua mãe, Maria Emília Miranda da Cunha, interessada por Cabo Verde -  território que se encontrava "em situação aflitiva".

E fala-se do veleiro "Madalan" (construído em Itália em 1928 mas só registado no arquipélago em 1950? - que havia de dar moeda de 100$00 no Cabo Verde independente) e do "Cape Verdean Relief Fund". Mas o leitor que se entretenha que comentários aqui são desnecessários.

100$00 de Cabo Verde (clique na imagem) 
"Diário de Notícias" de New Bedford, EUA, 27.Agosto.1948 (clique na imagem)

2 comentários:

  1. Desconhecia este facto que o Joaquim Saial foi desenterrar da poeira dos arquivos. Extraordinária a militância cívica, a dedicação e a sagacidade deste bloguista.
    Este blogue está a ser de grande interesse e tem surpreendido pela variedade do seu conteúdo informativo e pela importância dos assuntos e temas que traz ao conhecimento público. Para uns, os das gerações mais velhas, a ocasião é para relembrar, mas para as gerações mais recentes muito do que aqui se publica é novidade.
    Mas a ocasião é agora para prestar a minha homenagem de filho das ilhas de Cabo Verde à grande cidadã do mundo que foi a Dona Maria Emília Miranda da Cunha e à grande alma que por certo continua entregue à sua misão de bondade, paz e justiça univrsal.

    ResponderEliminar
  2. Nunca tinha ouvido falar desta noticia. Sabia que os pais da cantora Carmen Miranda eram pessoas muito bondosas e muito dignas mas desconhecia que a Sra. Maria Emilia tivesse alguma ideia das nossas ilhas onde a filha passou a ser muito conhecida quando esteve no auge e apareceu nos filmes musicais americanos "Road to Rio" e "Road to Utopia". Foi nessa altura que conhecemos - no Eden Park - a dupla Bing Crosby & Bob Hope e ainda o galã Don Ameche e crooner Franck Sinatra.
    Ai que saudades !!!

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.