quinta-feira, 1 de setembro de 2011

[0103] A primeira vitória do Benfica no Mindelo... em 1913 e contra os bifes ingleses locais

O administrador do PRAIA DE BOTE está-se nas tintas para o futebol portugês, cheio de peripécias malcheirosas (e para o internacional, então, nem se fala). Gosta de ver jogos da selecção nacional e pouco mais. De facto não vibra grandemente com o pontapé na bola, embora tenha simpatia pelo Benfica (por forcing paterno) e pelo Mindelense (por via de ter sido este o clube existente na rua onde morou em S. Vicente - no caso, a Av. da República, mais conhecida por "Rua de Praia", a tal que é banhada pelo Atlântico e para onde o vento do Mindelo atira as areias da Praia de Bote).

Ora estava ele a remexer no seu arquivo sem fundo, ali a escavar duramente, como faz quase todos os dias, eis que dá de caras com uma pérola brilhantíssima, na "Folha de S. Vicente" de "O Futuro de Cabo Verde" que muito agradará aos que gostam da camisola vermelha e da águia. A coisa é relatada a 21 de Agosto de 1913, mas tinha-se passado a 8... no Mindelo. O título já promete boa pitança: "Match de foot-ball". Mas a notícia, essa então é de salivar. Vejamos, isto é, leiamos e sem alisamento de ortografia: "No dia 8, no vasto campo da Salina, bateram-se, num jôgo encarniçado, que despertou interesse entre os entendidos, o grupo português de Bemfica, que regressava do Brazil no Pacífico, e o grupo de inglezes, prèviamente avisados por um radiograma. Venceu o grupo português. No final houve manifestações entusiásticas."

Eis pois que proveniente do Brasil, o Benfica quis fazer o gosto aos dedos dos pés e telegrafou para S. Vicente para arranjar adversário. Quem mais, a não serem os ingleses da Western Telegraph Company que ali estavam desde 1874 ou talvez os de alguma companhia carvoeira? Ainda por cima estes bifes eram da terra onde o futebol tinha sido inventado. Era ouro sobre azul...

Não sabemos quantos golos os britânicos levaram. Sabemos vagamente os nomes de alguns jogadores benfiquistas da época (como Cosme Damião, Alberto Rio, Leopoldo Mocho e outros). E podemos assim perceber melhor porque é que quando o Benfica mete a bola numa baliza adversária se ouve por todo o anfiteatro do Mindelo o grito de GOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO do Benficaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!

Este amor ao Benfica leva a coisas extremas como esta que vou contar: há uma dúzia de anos, tendo desembarcado de avião TAP na ilha do Sal a altas horas da noite, apanhei um táxi para Espargos, onde tinha quarto marcado no Hotel Atlântico. Seguiria no dia seguinte, para S. Vicente. Entrado e sentado, vi a tremelicar, pendurado no retrovisor do Mercedes um galhardete do Sporting. Logo perguntei ao taxista: "- Entom moce, bô é de Sporting?" Resposta dele: "Não, mim é Benfica, mas nha patrom é Sporting, m'tem que oiá pa esse cosa li dia intere..."


5 comentários:

  1. Chego primeiro e conheço um que vai ficar duplamente furioso.
    Naquele tempo - dizem - havia bifes que eram bons da bola mas, claro que o Benfica havia de ganhar com os famosos jogadores que tinha.
    De qualquer forma esta propaganda vermelha não pega: -Sou Belenenses e Castilho. (Pena estarem ambos nas respectivas 2a Divisão)
    Se calhar o Benfica ganhou por 23. Godzide !!!

    ResponderEliminar
  2. Enfim, perdoo o desaforo do Val, porque tanto o Belenenses como o Castilho são equipas bem respeitáveis. Caso contrário, o dito cujo "mnine de teatre" era já deportado para Santa Luzia, durante 10 anos.

    Bem, sejamos condescendentes, que diabo... Viva o Belenenses e viva o Castilho!!!

    ResponderEliminar
  3. Joaquim, isto para mim é uma preciosidade de notícia, e é mais uma que passo a conhecer. É que sou um benfiquista ferrenho e um grande apreciador do futebol. Quem diria que o Benfica também jogou na antiga Salina, hem? Embora tenha sido diazá e muito diazá, não deixa de ser um registo de muita importância para um benfiquista mindelense como eu. Estou a vê-los a jogar naquele largo com aqueles calções até ao joelho e aquela primordial bola de cauchu.
    Eis mais uma que não deve sequer passar pela cabeça dos ferrenhos benfiquistas mindelenses residentes na terra. Reafirmo, não sabem o que perdem em não virem à Praia de Bote.

    ResponderEliminar
  4. Já agora, um presente para o Adriano e o taxista, e faço auto-propaganda, sem falsas modéstias. Quando pesquisei para o meu livro sobre a Imprensa Cabo-verdiana esta notícia não me escapou e citei-a como curiosidade. E perguntavam mesmo quantos saberão hoje desta passagem do Benfica pelo Mindelo? E quantos saberão que na primeira equipa do Benfica, em 1906, alinhou um cabo-verdiano? Seu nome? Vai um extrato da minha genealogia:
    [...] Foi, quando jovem, um dos primeiros futebolistas do Sport Lisboa e Benfica quando este clube de futebol iniciava a sua caminhada. O clube foi fundado em 1904 com o nome de Grupo Sport Lisboa (só em 1908 o clube juntou o Benfica ao seu nome). Em 1906, aos 22 anos, Fortunato Levy foi o primeiro representante do Benfica numa prova de ciclismo, realizada em 11 de Junho de 1906 e em Setembro do mesmo ano foi um dos três jogadores escolhidos para formarem uma equipa para enfrentarem uma equipa inglesa. E em 10 de Fevereiro de 1907 o Benfica vencia por 2-1 os ingleses do Carcavelos Club, num jogo realizado em Carcavelos. Vitória histórica na época. Era capitão Fortunato Levy [...] este Levy era de Praia, Santiago.

    E para que o meu confrade patrão do taxista fique contente, sou do Sporting, ora essa, quem sabe que entre os fundadores do Sporting houve um cabo-verdiano? Ou melhor filho de cabo-verdianos di Dja Braba e neto di suecos de Sintanton, já que nasceu em Angola (e já agora meu parente e de mais meio milhão de outros espalhados pelo mundo mas isso fica para genealogia). Seu nome? Acho que o Val vai ficar contente.
    Henrique de Almeida Leite!!!!
    Primo também da Amélia que dela ninguém escapa, nem o Levy.

    Do terceiro grande, do Porto, bem ..., não encontrei ninguém, mas nunca se sabe. Pode ser que haja algum cabo-tripeiro por aí.

    João Nobre de Oliveira

    ResponderEliminar
  5. Excepcionais peças da História e apenas lamento que se continue a chamar de Benfica a uma selecção da Associação de Futebol de Lisboa que, afinal, contava com, pelo menos, quatro jogadores do Sporting...Afinal, era um conjunto seleccionado ou não?
    Braça enciumado,
    Zito

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.