sábado, 26 de fevereiro de 2011

[0032] Os meus livros de Cabo Verde (006) - Maria de Lourdes Chantre, "Cozinha de Cabo Verde" (Editorial Presença, 3.ª ed., 1993)


MLC (Foto Joaquim Saial - clique nas imagens)
(clique na imagem
Um dia, algures num passado remoto, alguém em Cabo Verde decidiu juntar as virtualidades do arroz com as do atum, peixaroco delicioso que tanto povoa os mares das ilhas. E a coisa resultou.  Estava inventado o arroz c'atum. Essa pessoa teria merecido o Prémio Nobel da Gastronomia, mas isso é coisa que por desgraça ainda não foi inventada. Mais tarde, a são-vicentina Maria de Lourdes Chantre resolveu colocar a receita do pitéu no seu de há muito clássico livro de comezainas crioulas "Cozinha de Cabo Verde", obra de que possuo a terceira edição - embora tenha conhecido uma ainda policopiada na biblioteca da instituição universitária onde por duas décadas leccionei.

Com prefácio de António Aurélio Gonçalves, o "sabe" manual divide-se em capítulos temáticos, a saber: Sopas e caldos, Peixes e mariscos, Carnes e aves, Cachupa, Xerém, Papas, Diversos, Conservas, Bolos, Cuscuz, Pudins, Bolos sortidos, Doces de compoteira, Guloseimas, Grogues, ponches, licores e refrescos e finalmente Frutas e chás. O manancial é enorme, a escrita coloquial e bem orientada e o prefácio do saudoso Nhô Roque (nominho do escritor António Aurélio Gonçalves) dá o sal q.b. que torna o livro uma peça inevitável em qualquer biblioteca caseira cabo-verdiana.

(clique na imagem)
O arroz c'atum é prato que se tornou ainda mais célebre depois de surgir no divertido texto "A noite dos leões" de Germano Almeida, saído em "Estórias Contadas" (1998). Um grupo de amigos reúne-se em casa de um deles para ver um derby Sporting-Benfica na televisão. Aquilo são tudo bons garfos e bons copos e o elemento comestível de apoio ao desafio é precisamente um arroz c'atum... Só que este acaba devorado apenas pelos sportinguistas que comem não só a sua parte como a dos adversários que dessa vez perderam o jogo... e o apetite. A ler com urgência por todos aqueles que ainda não tiveram esse prazer. Com a devida vénia ao autor e amigo, aqui fica a parte mais suculenta.

"ARROZCATUM" (sic) é também nome de curioso blogue parceiro, onde José Manuel Faria de Azevedo vai pondo reflexões diversas, notícias comentadas e alusões frequentes a Cabo Verde.

Eis pois como a sábia junção de um cereal com um peixe assentou arraiais nas ilhas e fora delas, sendo motivo de interesse para uma gastrónoma, um escritor e um administrador de blogue. Isto, para não falar dos que comem com deleite o inteligente prato. Viva, portanto o arroz c'atum!!! Vivaaaaaa!!!

Ficha técnica:
Prefácio: António Aurélio Gonçalves
Capa: Sector Gráfico da Editorial Presença
Fotografias: Manuel José Palma
Composição: Textype - Artes Gráficas, Lda.
Impressão: Empresa Gráfica Feirense, Lda. - Santa Maria da Feira
Acabamento: Rainho & Neves, Lda. - Santa Maria da Feira
3.ª edição, Lisboa, 1993
Depósito Legal: n.º 225 690/89

2 comentários:

  1. Confesso-me honrado com esta presença no Praia de Bote e em tão boa companhia de gente fina e aromas que colocam a minha memória olfativa em sobressalto...Daqui endereço os meus respeitos a
    D.Maria de Lourdes e à memória de Nhô Roque, meu saudoso mestre, que um dia esteve para me dar 20 valores num ponto escrito, mas deu-me ZERO, porque, afinal, era sobre História...

    ResponderEliminar
  2. Desgraçadamente nunca fui aluno dele. Porém, outros de igual craveira tive, como o já aqui tão falado Nhô Balta, Baltasar Lopes da Silva.

    Aquel braça do
    Joaquim Saial

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.