quinta-feira, 10 de março de 2011

[0040] Navios do Porto Grande. Ou que por ele passaram deixando rasto... (003) N/M BRAJARA

Imagem eBay (clique na imagem)
A história é curta e simples, mas nem por isso deixamos de aqui a trazer. Trata-se do "Brajara" que encontrámos em fotografia digital, fundeado no Porto Grande, com a "Washington Face behind", como alguém a legendou. 

Sim, atrás dele lá está o nosso Monte Cara, por essa altura ainda com o designativo do primeiro presidente americano, o Washington que também era George. A data é a de 30 de Setembro(?) de 1948. O "Brajara" tinha escapado à guerra e passou por S. Vicente, sabe-se lá porquê. Para reabastecimento,/abastecimento de combustível, para descarga de algumas mercadorias, talvez de passageiros, eventualmente devido a avaria...  

O "Brajara" in http://www.warsailors.com/freefleet/shipics.html
O navio era norueguês, de Oslo, armado por Ludvig. G. Braathen, como se indica em "Pictures of Ships",  Noruegian WW Ships. Este Braathen fundara em 1946 a  Braathens South American & Far East Airtransport A/S, ideia que lhe ocorreu antes, em 1936, numa altura em que o "Brajara" esteve com avaria nas máquinas. 

Encontrámos a data de 1953 como a de feitura do barco, o que parece pouco consentâneo com a legenda da foto. Terá durado até 1967... Parece-nos mais fidedigna a nota que indica que foi construído nos estaleiros Götaverken A/B, Gothenburg na Suécia, em 1934.

Seja como for, o navio ficou ligado para a posteridade ao Monte Cara. E não ficou mal, na foto... Para além de que, neste distante dia de 1948, muita gente decerto o viu a partir da Praia de Bote. Salvé, portanto, Monte Cara, salvé "Brajara"!!!



2 comentários:

  1. Apesar de fora do tempo "Março 2011", quero deixar aqui um reparo:
    - Se é o mesmo "BRAJARA", deve ter sido sujeito a alguma transformação, pois as duas fotos não são iguais. Enquanto que na foto do Porto Grande é de transporte exclusivamente de combustível, no outro aparece com uma modificação no convés da frente (pau de carga) para movimento talvez de Mercadorias, o que pode justificar a discrepância nas datas de construção do Barco.
    Agora sim este é a minha ultima colaboração em 2012.
    UM ABRAÇO E UM PROSPERO 2012

    ResponderEliminar
  2. Pode ser, pode ser... Bom olho! De certeza ajudado pelo olho do Monte Cara virado para o Porto Grande!... O outro está virado para a América.

    Braça a olhar,
    Djack

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.