sexta-feira, 8 de abril de 2011

[0059] Cuidados com o sangue em Cabo Verde há 55 anos. Criação do Centro de Sangue de S. Vicente

O "Vera Cruz" (clique na imagem)
Apresentamos desta vez uma campanha em Cabo Verde, pelo sangue, com altas figuras do mundo da ciência portuguesa e francesa. E lembramos um Centro de Sangue em S. Vicente com "sede em edifício próprio". Oferece-se uma seringa, uma agulha e um pedaço de algodão embebido em grogue a quem acrescentar algo a este assunto - sobretudo a informação sobre onde ficou instalado o dito centro.

"Diário Popular", de 24.Maio.1956, p. 6 

MISSÃO CIENTÍFICA AO ULTRAMAR

Almerindo Lessa, in jornal "Tribuna", Macau
No «Vera Cruz», partiu esta tarde para Cabo Verde uma missão científica chefiada pelo sr. Dr. Almerindo Lessa, nosso prezado colaborador, director do Serviço de Sangue dos Hospitais e especialista do Hospital do Ultramar. Além daquele médico, a missão inclui os srs. dr. Jacques Ruffié, da Universidade de Toulouse, subdirector do Centro de Pesquisas Hematológicas do Sul de França; Mortó Dessai, assistente da Escola Médica de Goa, recentemente aprovado para bioquímico dos Hospitais Civis de Lisboa; e Olímpio Martins, médico do quadro ultramarino. Segue também o preparador sr. Luís Azevedo.

A missão vai proceder à instalação do Centro de Sangue de S. Vicente, que terá a sede em edifício próprio e para o qual aquela Província adquiriu na Metrópole, por intermédio da Delegação Comercial do Ultramar, importante mobiliário e material técnico. Ao mesmo tempo serão realizados estudos de Hematologia clínica e laboratorial e de Sero-antropologia em várias ilhas do arquipélago.


2 comentários:

  1. Boas memórias...Dr.Almeindo Leça, um gentleman dav ciencia médica nacional que tive o prazer de conhecer pessoalmente...Vera Cruz, Santa Maria, essa dupla de paquetes que eram uma beleza e dois marcos impotantes da história da Marinha Portuguesa, a bordo dos quais fui várias vezes,para, a escassos metros de distan cia, ver e admirar Gago Coutinho que fazia a viagem Lisboa/Rio/Lisboa com alguma frequencia e recordo-me de estranhar como era possivel tanto saber e tanta coragem em tão pequeno corpo!

    ResponderEliminar
  2. E a sua passagem pelo Mindelo foi motivo para um célebre debate na então Rádio Barlavento, em que participaram todos os nomes sonantes da terra na altura, desde os claridosos Dr. Baltasar e Jorge Barbosa, funcionários públicos como o Manuel Serra, comerciantes, e claro, os médicos apresentaram-se em peso João Morais, Teixeira de Sousa, Olimpio Nobre Martins, José Fonseca, Aníbal Lopes da Silva que foi o moderador, etc. Este debate, depois, foi editado em livro pela Junta de Investigações do Ultramar.

    João Nobre de Oliveira

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.