quarta-feira, 26 de outubro de 2011

[0137] Janeiro de 1943: o "São Miguel", com comida para Cabo Verde

O PRAIA DE BOTE está com alguma falta de tempo (trabalho, trabalho e sobretudo... trabalho). Por isso, nos últimos dias, não tem sido actualizado. Mas agora mesmo surgiu-lhe este petisco, relacionado com a grande fome do início da década de 40. Aqui fica então a imagem e o texto.


(clique na imagem)


3 comentários:

  1. Espero que o PRAIA DE BOTE volte a esta catastrofica data de 1942 pois muitos são os não se lembram do que sucedeu.
    Para uma cirança de 9 ficou, mesmo assim, como uma das épocas mais tristes da sua existência.
    Precisava-se na altura de muitos carregamentos.

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo Valdemar:

    O PRAIA DE BOTE tem neste momento não dezenas mas centenas de ficheiros com material que atesta este flagelo quase até ao último pormenor. E pode dizer que se a coisa não foi pior foi porque os cabo-verdianos e açorianos da América (e também americanos, justiça lhes seja feita) ofereceram muitos dólares e comida que não deixaram o flagelo ser pior. O governo do arquipélago e o de Lisboa não cumpriram a sua parte com o empenho que lhes competia.

    Mas atenção, não era só em Cabo Verde. Nos Açores também morria gente à fome... na Graciosa, por exemplo. A seu tempo divulgarei estes dados, infelizes...

    E obrigado pelas imagens marítimas. Do melhor que já vi.

    Braça
    Djack

    ResponderEliminar
  3. Li e confirmo o que a seu tempo viria a saber por testemunho oral. Ou seja, quando nasci morriam quase ao mesmo tempo pessoas de fome em Cabo Verde, coisa que me provoca uma dor de alma indescritível. É como sentir que outros tiveram de morrer para eu nascer, num fenómeno malthusiano que me arrepia só de imaginar.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.