domingo, 7 de outubro de 2012

[0262] ARTE PÚBLICA XXL, POR JOAQUIM SAIAL


Democrática por excelência, a arte pública povoa jardins, praças e ruas do nosso País e do Mundo. De pequeno porte ou grande dimensão, em forma de busto, estátua ou escultura, em bronze, ferro, pedra ou plástico, com verdura, música, luz ou água por perto, está bem mais presente na nossa vida do que imaginamos – até porque, apesar de muitas vezes passarmos perto dela, raramente a vemos com olhos de ver.

Joaquim Saial, de há muito estuda esta temática e já a leccionou na Universidade Católica Portuguesa (onde criou a cadeira de Arte Pública no Século XX no Mestrado em Arte Contemporânea) e na Universidade do Minho, para além de a ter tornado sujeito de diversas palestras e escrito sobre a mesma em livros, jornais e revistas. Em mais uma das habituais CONVERSAS NA ALDEIA, que a Aldeia-Lar costuma levar a efeito, ali fará a 12 de Outubro, pelas 21h00, uma primeira palestra acerca de monumentos públicos portugueses de grande dimensão. A esta seguir-se-á outra, em data a anunciar, sobre o mesmo tema no estrangeiro.

10 comentários:

  1. Ora, aí está um assunto interessante...Tão interessante que acho que a importancia que se devia dar à Arte Publica é dramáticamente inversa ao mui fraco interesse que as edntidadea que deviam zelar pela sua conservação lhe dedicam...Vou tentar ouvir o Sr.Professor!
    Abraço
    Azevedo

    ResponderEliminar
  2. Arte Pública, Cabo Verde e Vila Viçosa são as minhas três grandes áreas preferenciais de pesquisa e trabalho. Assim é há um valente par de sábados. Enfim, gostos...

    Braça sem pedestal,
    Djack

    ResponderEliminar
  3. Parabéns, Joaquim, pela palestra que vai proferir e cujo sucesso está de antemão garantido pelo saber académico e pela qualidade intelectual do palestrante. Tenho pena de não prometer estar presente, pois hoje sou cada vez menos dono da minha disponibilidade (filhas e netos a isso obrigam). Estamos no Algarve desde há uns dias por causa do aniversário da filha mais velha e também para estarmos com a neta durante dois dias em que ela se terá de ausentar por motivos da sua vida pessoal. Mas ontem eu e a Idalina fomos a Sevilha desopilar um pouco, só regressando ao Algarve na terça. Estaremos de volta a Tomar lá para o fim da próxima semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por detrás disto está um trabalho de muitos anos e pesquisa interminável. E muito gozo pessoal, também.

      Braça,
      Djack

      Eliminar
  4. Virgílio de Pina mandou perguntar quando é que vem apresentar seu livro em São Vicente. Será este o livro que ele espera com tanta ansiedade?
    Eu acho um tema de extrema importância e que de facto deve ser exaltado para reflexão de todos.
    UM ABRAÇO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O livro ainda está em início, tem cerca de 50 páginas escritas (entre elas a história do "Maria Sony", por exemplo) mas está sempre em andamento. Terá coisas curiosíssimas. Lá chegará a hora...

      Neste caso, trata-se apenas de uma palestra sobre arte pública (escultura de rua).

      Com um bocado de sorte, ver-nos-emos em Janeiro.

      Um abraço para o marinheiro-golfista-motociclista de Monte Sossego, nosso amigo comum, Virgílio de Pina.

      Braça dupla,
      Djack

      Eliminar
  5. Ola, Djack
    E' um tema muito interessante que certamente o publico vai gostar. Fico a aguardar mais noticias sobre este assunto. Um abraço Fernando

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu ainda estive para falar da estátua de Garibaldi ou do monumento a Colombo na Piazza Acquaverde, aí de Génova, mas depois era certo e sabido que teria 400 autocarros com italianos aqui e a sala não comporta tanto público...

      Braça em bronze,
      Djack

      Eliminar
  6. Caro Professor e Amigo, Ficamos todos à espera da sua próxima visita a SonCent e, já agora, desafio-o a fazer algo idêntico sobre a nossa ilha. Braça e sucesso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço a amabilidade e a resposta já seguiu pelas vias adequadas.

      Um braça mindelense,
      Djack

      Eliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.