sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

[0318] Quando Portugal bateu o pé à Alemanha... também no Mindelo

Em 23 de Fevereiro de 1916, Portugal ordenou o confisco de todos os barcos alemães fundeados ou atracados em portos nacionais. Esse foi um dos factos que acelerou a declaração de guerra da Alemanha a Portugal em 9 de Março desse ano, o que acabou por redundar na morte de milhares de soldados da lusitana nação na Flandres. Consequências...

Mas e no Mindelo? Ali, a ordem também foi aplicada, obviamente, e redundou no apresamento de oito vapores germânicos. Isso o diz o Brandon Daily Sun (Manitobia, Canadá), de 25 de Fevereiro, na sua primeira página. Tudo feitinho a 24, apenas um dia depois de seguir a mensagem de Lisboa. Grande reboliço terá havido na Praia de Bote e no cais da Alfândega. Outros tempos...

2 comentários:

  1. Bem, calculo que tenham sido navios comerciais, pois sendo de guerra não sei como se cumpriria a ordem caso os respectivos comandantes alemães tivessem resistido ao apresamento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, parece que eram navios mercantes. Se na altura tínhamos algum vaso de guerra estacionado no Porto Grande e se entre estes houvesse um ou mais similares, decerto teria havido luta. A haver barcos militares do Kaiser, os boches não se deixariam aprisionar sem combate. Aliás, na notícia diz-se que a ordem de apresamento foi dada apenas por oficiais do governo português, talvez o Capitão dos Portos, acompanhado de algum capitão ou major do Exército e não por barcos de guerra nacionais.

      Um dos barcos alemães apresados por Portugal em 1916 foi o antigo "Rickmer Rickmers", já então rebaptizado como "Max" que então se encontrava na Horta, Açores, a pedido dos ingleses que o utilizaram durante o resto da guerra sob o nome de "Flores". Depois entregaram-no a Portugal, como reparação de guerra e passou a estar ao serviço da Armada com o nome de "Sagres", o segundo desse título (já existira uma corveta com o nome de "Sagres"). Nesta segunda "Sagres" (a actual é a III), prestou serviço durante 14 anos o pai do autor do PRAIA DE BOTE e um dos últimos patrões-mores de São Vicente.

      Braça a cheirar a cordas e velas,
      Djack

      Eliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.