quarta-feira, 23 de outubro de 2013

[0603] Filme raríssimo de um barco da carreira de Cabo Verde-EUA: o mesmo "Coriolanus" do post 601


Veja o Coriolanus a navegar, num curto mas interessante filme sonoro, AQUI. Se ainda não o fez, leia a nossa "Crónica do Norte Atlântico" sobre este veleiro, no post 601.

5 comentários:

  1. Uma maravilha para os amantes do mar e da vela.
    Um convite a umas belissimas férias nàuticas.
    Braça

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este documento é mesmo uma raridade. Embora muito curto, mesmo assim dá uma ideia da azáfama que era a vida a bordo de um veleiro destes. A fita é anterior a 1936, altura em que o "Coriolanus" foi desmantelado. Se houvesse um Museu do Mar na velha Torre de Belém do Mindelo, como me disseram que ainda se pensou, este filmezinho poderia ser adquirido e passado aos visitantes. Mas qual quê!... Lá está a velha Torre a criar bicho, a caminho de ficar como eu a encontrei há uma dúzia de anos, quase a cair.

      Braça com salpicos de água salgada no rosto e vento a rasgar velas,
      Djack

      Eliminar
  2. Este é um documento de inestimável valor histórico sendo de realçar que, tratando-se de uma filmagem com quase 80 anos, se mostra de excelente qualidade de imagem, com ângulos bem concebidos..Quanto à "Torre", meses antes de concorrer à Presidencia da Câmara de S.Vicente, Onésimo Silveira, meu velho condiscipulo gilista, companheiro e amigo, pediu-me uma ou mais dicas sobre "coisas" que a Câmara deveria realizar. Entreguuei-lhe um texto que aconselhava a criação de um Museu do Mar na dita Torre com os quês e os porquês que na altura achei pertinentes...Creio que ele terá acatado a sugestão que, no entanto, não terá conseguido levar a bom termos por razões que, se calhar. a gente até adivinha...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa, Zito !
      No Mindelo um Museu do Mar, alongado à Emigração, devia ser a primeira coisa a ser feita por qualquer edil.
      Segundo seria a manutenção de certos edifícios onde se podia explorar outras coisas de muito interesse. Nem é preciso citar nomes porque está tudo subentendido

      Eliminar
  3. Consegui abrir o filme, após uma dificuldade ainda não entendida. Foi um regalo ver o Coriolanus em manobra de marinhagem.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.