domingo, 26 de janeiro de 2014

[0705] Notícias do Tarrafal de São Nicolau - José Freitas de Brito esteve em “Presidência Aberta” em Alto Fontainhas

Mais cinco horas de estrada, tomando pulso à situação de vida de cerca de 160 pessoas. Em Alto Fontainhas, o presidente José Freitas de Brito encontrou “situações constrangedoras” e que carecem de respostas “eficazes e eficientes”. O desemprego afecta sobretudo os jovens que precisam orientar o seu futuro

A segunda etapa da “Presidência Aberta” do edil José Freitas de Brito chegou este sábado, 25, à comunidade de Alto Fontainhas, um dos bairros mais populosos na cintura da Cidade do Tarrafal. O autarca esteve em 27 casas e tomou pulso à situação de vida de cerca de 160 pessoas.

A jornada que durou cinco horas, principiou pelas 9h30, e o presidente pôde visitar uma parte da comunidade, ficando a garantia de um novo regresso para visitar as outras casas da aldeia.

O desemprego é uma das maiores preocupações numa comunidade onde a juventude e as crianças são a larga maioria. “É preciso encontrar respostas eficazes e eficientes para estas pessoas, sobretudo para os jovens que precisam de trabalho para poderem orientar a sua vida”, observou o edil.

José Freitas de Brito explica que encontrou situações “muito preocupantes”, com famílias numerosas onde sequer um membro está a trabalhar. “São situações que me preocupam enquanto presidente de Câmara mas também como cidadão. Encontramos casas com famílias numerosas, com agregados superiores a oito, dez e mais pessoas, e ninguém tem trabalho. São situações constrangedoras”, observou, assegurando estar cada vez mais motivado para trabalhar e encontrar parceiros que ajudem a solucionar estes problemas.
“Vamos ter de elaborar um programa abrangente, buscar meios financeiros e dar as respostas necessárias. O tempo urge e as pessoas não podem continuar a viver nestas situações, em que lhes falta quase tudo”, comentou.

Em Alto Fontainhas registam-se também problemas a nível das habitações (tectos em avançado estado de degradação), nem todas as residências têm casas de banho, e nalgumas situações as famílias numerosas partilham dois quartos.

A “Presidência Aberta” prossegue durante o mês de Fevereiro, com três deslocações já calendarizadas. No dia 1, o autarca vai a Chã de Poça, no dia 11 estará em Compedrada e no dia 28 será a vez de Cabeçalinho. Neste domingo, 26, no dia do sétimo aniversário da morte do Padre Gesualdo, o presidente presta homenagem ao “arquitecto do Tarrafal”, depositando pelas 17 horas, uma coroa de flores na estátua do malogrado, no centro da Cidade, numa cerimónia que conta com a presença do Bispo de Mindelo, Dom Ildo Fortes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.