terça-feira, 29 de abril de 2014

[0854] Notícias do Tarrafal de São Nicolau (e de Portugal)

UCCLA e Pinhal Maior vão apoiar Tarrafal no apetrecho de bibliotecas

Duas boas parcerias foram ontem conseguidas em Portugal: a UCCLA vai apoiar o Tarrafal na instalação de uma biblioteca virtual, conectada com uma ampla rede internacional, enquanto a Pinhal Maior vai enviar vários títulos para o Município para o apetrecho da biblioteca municipal.

O presidente José Freitas de Brito assegurou esta segunda-feira, em Lisboa e Oleiros, apoios significativos para a instalação de uma biblioteca virtual e municipal, através da UCCLA e da Pinhal Maior.

Com Rui Lourido, coordenador cultural da UCCLA
Estas duas instituições responderam positivamente ao pedido do autarca, que lhes apresentou a necessidade de se instalar no Tarrafal bibliotecas bem equipadas e que sirvam as necessidades sobretudo do público estudante.

A Pinhal Maior, uma associação de desenvolvimento, na região do Oleiros, assegurou de imediato, apoio de um expressivo número de títulos que serão embarcados oportunamente para São Nicolau para apetrechar a biblioteca municipal em fase de afirmação. 

Por sua vez, a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, UCCLA, garantiu apoiar a instalação de uma biblioteca virtual, virada para a investigação e ensino. 

Um e outro apoio, foram conseguidos durante encontros realizados em Lisboa e Oleiros, na última etapa da visita do presidente José Freitas de Brito a Portugal.


Fundação Pro Dignitate assegura duas bolsas de estudo para jovens do Tarrafal

Acordo foi conseguido segunda-feira, 28, durante encontro realizado na capital portuguesa. A Fundação dos Direitos Humanos vai assegurar já no próximo ano lectivo duas bolsas de estudo para cursos superior, em áreas inovadoras, entre elas a comunicação social.

O presidente José Freitas de Brito assegurou esta segunda-feira, durante encontro realizado na sede da Fundação Pró Dignitate, em Lisboa, o financiamento de duas bolsas de estudo para jovens do Tarrafal, com efeito a partir do próximo ano lectivo 2014/2015.

Na Pro Dignitate
São privilegiadas áreas inovadoras, entre elas a comunicação social, e as bolsas destinam-se a jovens habilitados com o 12.º ano de escolaridade, com aproveitamento muito bom. Com este apoio, a Pro Dignitate amplia a sua relação com o Tarrafal, iniciada no ano passado com o seu apoio financeiro para a realização da semana da comunicação social, que reuniu em São Nicolau profissionais de vários países, nomeadamente, Portugal, Estados Unidos, Guiné-Bissau, Moçambique e África do Sul e que contou com excelente participação de jovens do Concelho.

As duas bolsas totalizam um apoio financeiro na ordem dos 800 euros/mês, 100 por cento suportados pela Fundação Pro Diginitate.

O presidente José Freitas de Brito reuniu-se a meio da manhã, em Lisboa, com o Secretário-geral da Fundação, António Pacheco – a presidente Maria Barroso esteve ausente em Roma, na cerimónia de santificação dos papas João XXIII e João Paulo II – e para além do apoio para a formação superior assegurou apoio da Fundação em material para o apetrecho da biblioteca municipal do Tarrafal.

Ainda sobre a formação, a Pro Dignitate está disponível para promover uma formação de longa duração em jornalismo de paz e desenvolvimento, na esteira do que aconteceu durante a semana da comunicação social.   

1 comentário:

  1. Parabéns, Senhor Presidente, pelo seu trabalho, pelo exemplo que dàna sua qualidade de Edil de Tarrafal de S.Nicolau.
    Costuma-se dizer na nossa terra que "navio parado não ganha frete" e vê-se que a sua viagem não foi de caracter lùdico mas de trabalhos de alto proveito.
    Espero que o seu exemplo serà seguido pelos seus confrades para que os laços sejam cada vez mais fraternos com outros povos.
    Força !!!

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.