terça-feira, 27 de maio de 2014

[0895] Na sequência de um post no blogue parceiro "Arrozcatum" e de uma pergunta de um dos comentadores...Palácio e Mercado Municipal (Plurim d'virdura)

Digamos que o nosso amigo Zito está bem tramado. Agora não pode desculpar-se com a stóra dos foguetes... Queremos que ele fale!!! Queremos que ele fale!!!

Palácio do Governo (ou do Governador, hoje Palácio do Povo), projecto de cerca de 1858, construção para a qual houve expropriação de terrenos bem como para a nova alfândega e o quartel militar (depois Liceu Gil Eanes / Escola Preparatória Jorge Barbosa / Unicv e em breve ruínas destes todos..., sucedendo-lhe talvez um espaço para skateboard).

A foto que serviu para fazer este postal é anterior a 1934. Nesse ano (ou nos seguintes próximos) o palácio passou a ter a configuração que tem hoje. Quanto ao Mercado Municipal (Plurim d'virdura) ainda não tinha no postal a configuração que passou a ter por volta de 1949. Nem se lhe vislumbra porta. Teria o ilustrador/pintor pintado em demasia?


2 comentários:

  1. Não tenho, infelizmente, nada para falar, até porque o Djack e o Mendes já disseram tudo...Aliás, quando a foto da procissão foi batida ainda eu não tinha nascido, nem sequer o prédio onde morei, ali perto, havia sido construído...

    ResponderEliminar
  2. Tenho andado muito ocupado e sem tempo para vir aqui e ao Arrozcatum. Ao ver o primeiro postal pareceu-me ser o antigo hospital.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.