sábado, 8 de novembro de 2014

[1138] Joaquim Saial falará de "O Velho e o Mar", de Ernest Hemingway, em Almada. Num blogue oceânico e de Cabo Verde, justifica-se...


"He was an old man who fished alone in a skiff in the Gulf Stream and he had gone eighty-four days now without taking a fish. In the first forty days a boy had been with him. But after forty days without a fish the boy’s parents had told him that the old man was now definitely and finally salao, which is the worst form of unlucky, and the boy had gone at their orders in another boat which caught three good fish the first week. (...)"

"Era um velho que pescava sozinho num esquife na Corrente do Golfo, e saíra havia já por oitenta e quatro dias sem apanhar um peixe. Num dos primeiros quarenta dias um rapaz fora com ele. Mas, após quarenta dias sem um peixe, os pais do rapaz disseram a este que o velho estava definitivamente e declaradamente salao, o que é a pior forma de azar, e o rapaz fora por ordem deles para outro barco que na primeira semana logo apanhou três belos peixes. (...)"
Tradução de Jorge de Sena



6 comentários:

  1. UM DOS FILMES MAIS EXTRAORDINÁRIOS QUE VI ATÉ HOJE E CONTINUO A GUARDAR NA MEMÓRIA A IMAGEM DE SPENCER TRACY, UMA FIGURA SINGULARMENTE PRÓXIMA...

    ResponderEliminar
  2. Não só o grande Spencer Tracy como o Anthony Quinn, grandes protagonistas dos dois excelentes filmes que conheço sobre o livro do Hemingway.

    Bom livro, deu bons filmes com bons actores.

    Braça com anzol,
    Djack

    ResponderEliminar
  3. Tem razão, amigo mas, não sei porquê prefiro o Spencer...O amigo Queen é demasiado "grêgo"...

    ResponderEliminar
  4. Há uns anos comprei naquela loja de discos, livros e artigos electrónicos cujo nome começa por F e acaba em C o filme em DVD protagonizado pelo Spencer Tracy. Quando o fui meter no leitor, não dava nada. Fulo, fui devolvê-lo à tal loja, que o aceitou e onde me disseram que só podia ser visto em aparelhos dos EUA. Perguntei ao empregado para que servia então, se achava que alguém iria comprar o filme para o ir ver nos States mas ele não soube responder. Vi depois o filme aos bochechos no YouTube.

    Coisas malucas de lojas cujo nome começa em F e termina em C.

    Braça espantada,
    Djack

    ResponderEliminar
  5. Também sou fã dos dois actores mencionados. Digo sou fã porque os grandes actores não morrem.
    Que te corra bem (como sempre) a "faladura", Djack.

    ResponderEliminar
  6. Para quando uma apresentação destas no Eden-Park?

    Nesse dia vamos todos ouvir e ver..com aquele som de fundo de "mancarra"... pâ matá sodade!

    Bom sucesso.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.