domingo, 31 de maio de 2015

[1538] Cantar a morna, ouvir a morna...


(São Vicente)

Tratava-se de um antro mal iluminado – em que sobressaía o odor da aguardente de cana-de-açúcar misturado com o do tabaco e de suor –, ao fundo do qual a dona residia, num quarto separado da loja por velha cortina de folhagens. Viúva cinquentona, Joana de Jesus possuía lindos olhos azuis, reveladores da sua ancestralidade europeia, e uma opulência peitoral que atraía os homens que do botequim faziam a sua segunda casa. Mas só para Zezé tinha atenções mais demoradas. O copo dele estava sempre cheio e ao lado nunca lhe faltava o pires com uma rachinha de cuscuz. E quando a mulher pegava na garrafa, debruçando-se para lhe servir mais um pouco de cachaça, os olhos do pescador caíam gulosos sobre aquele decote e o longo e generoso vale que dentro se entrevia. Às vezes, noite alta, quando a dona do botequim já tinha feito as honras à casa com um ou mais grogues, os clientes pediam-lhe uma morna. Então, ela dizia: «Só se bucês tude bibê más um grôguin» Cumprida a exigência, Caló Monteiro, mecânico de automóveis e músico hábil na tocadura, rapava do seu violão e iniciava-se a desejada serenata. A voz quente de Joana enchia a casa e estendia-se à rua, atraindo fregueses dos botequins vizinhos, para raiva da concorrência: 

                   Bôs odjos, Xandinha
                   Tem doçura di mel
                   Tem magia di sonho
                   Ta cambá na mar azul.

Era sempre a morna de Amândio Cabral que abria o canto, porque Joana sabia que ela impregnava as almas e impunha mais um copo. E à medida que as canções se sucediam, o balanço daquela voz doce, os harpejos lamentosos de Caló e os vapores do álcool espalhados na atmosfera iam embalando o público até ao sono. Chegada enfim a hora de fechar, os clientes arrastavam-se a caminho de suas casas, Joana varria as cascas de mancarra e as beatas que inundavam o chão e por fim cerrava as altas portas vermelhas do estabelecimento. A partir de dada altura, passou a ser Zezé o encarregado desse serviço. Só que agora, ele não seguia para o Monte Sossego, onde vivia com a velha mãe, como fazia antes. Ficava do lado de dentro. Os olhos e o corpo de Joana também tinham a doçura do mel...

1 comentário:

  1. Estou certo que a quase totalidade dos leitores gostariam de estar no lugar do Zezé. Pelo que me concerne contento-me com o sabor da estorinha no tempo e no espaço. Sabores e odores excluídos, fui rusgar à porta do estabelecimento por onde passei varias vezes depois do trabalho para me impregnar do ar de Praia de Bote.

    Obrigado pela viagem de borla

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.