quinta-feira, 24 de setembro de 2015

[1681] Um voraz caçador alemão nas águas do Porto Grande

Em 13 de Março de 2014 lançámos no Praia de Bote o post 776 (ver AQUI) com o relato jornalístico do afundamento de dois navios estrangeiros no Porto Grande pelo submarino alemão U-151. O nosso leitor e agora já amigo Luís Filipe Morazzo, também apaixonado pelas coisas do mar, enviou-nos recentemente alguns dados interessantes que completam o nosso relato. Agradecemos a simpatia da atitude e desejamos que continue a dar-nos o prazer da sua presença e sabedoria neste canto da ilha de São Vicente.

SS “Guahyba”

Cargueiro construído no estaleiro de Grangemouth & Greenock Dockyard Co. Ltd, Escócia, em 1908, apresentava um deslocamento bruto de 1891 toneladas, fazia parte da frota da Companhia Comércio e Navegação do Rio de Janeiro. Foi um dos sete navios mercantes brasileiros afundados no decorrer da primeira guerra mundial.

Naqueles tempos, em particular nas viagens de longo curso, era necessário os navios fazerem a indispensável aguada. Cabo Verde, devido à sua localização geográfica, em especial a ilha de S.Vicente, com o seu belíssimo porto de mar, rapidamente se transformou numa paragem obrigatória para este tipo de navegação.

Foi exatamente com este propósito, que os navios brasileiros “Acary” e “Guahyba” foram surpreendidos na aproximação ao Porto Grande, a 2 de Novembro de 1917, pelo submarino U-151, comandado pelo famoso comandante, Waldemar Kophamel, que no decurso de toda a guerra, iria afundar 54 navios inimigos. 

O “Guahyba” naquele dia, estava em viagem de Montevideo para o Havre com uma carga de café e peles curtidas

O "Guahyba"

Submarino U-151 

Pertenceu à famosa classe "Deutschland". Era a maior classe de submarinos da primeira guerra mundial. Era composta por sete submarinos de longo curso, considerados submarinos cruzadores devido ao seu fortíssimo armamento. Podia carregar até 18 torpedos, lançados por dois tubos na proa de 50cm de diâmetro, e no deck apresentava dois canhões de 15cm de calibre, com capacidade para disparar até 2500 munições.

Comprimento: 65m
Largura: 8,90m 
Deslocamento máximo;2.270 toneladas
Velocidade: à superfície - 12.5 nós; submerso - 5,2 nós  
Autonomia: 25.000 milhas a 30.000 milhas, dependendo da velocidade.
Nota: Sobreviveu à guerra. Rendeu-se no porto de Cherburgo, França. Foi afundado como alvo de exercícios navais, em 7 de Junho de 1921

O "U-151"

4 comentários:

  1. Já conhecia este episódio da guerra naval durante a I Guerra Mundial. Mas só agora vejo uma fotografia do "Guahyba". Esta história está contada com rigor e objectividade, sem os laivos ficcionistas que constam de uma versão que eu já li (uma crónica do nosso saudoso Zizim Figueira). Mas creio que o Zizim se limitou a contar com o que foi ouvindo de gente antiga durante a sua infância. Como se sabe, nestas coisas acrescenta-se sempre um ponto ao conto. Tudo isto sem desprimor para o talento literário e a veia narrativa do Zizim e do vasto e importante repertório que nos deixou em crioulo de S. Vicente sobre factos e figuras típicas da sua e nossa ilha natal.

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  2. O proximo ano sera o 1º centenario do afundamento do Guahyba e do Acary. Estão sendo reunidos esforços para a montagem de uma conferencia internacional em Mindelo sobre o tema. Este ano contamos ainda realizar um mergulho no que resta do Guahyba e procurar o Acary. Contamos com a contribuiçao de todos que se interessam por esta materia e tenham algo a dizer ou a acrescentar. Contactem-nos pelo email: ecoliveiracv@yahoo.com

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  3. Caro Emmanuel, já lhe respondi por correio electrónico.
    Braça,
    Djack

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  4. OCertas fontes indicam que os dois cargueiros estavam ancorados a cerca de 300mts um do outro quando foram torpedeados. O Guahyba acabou sendo rebocado para aguas menos profundas onde deve ter-se dado a recuperaçao da carga ou parte dela. O Acary afundou-se no mesmo sitio onde se encontrava. O Guahyba, ou a proa deste, é bastante conhecido, mas do Acary mais ninguem falava. Com a ajuda de um pescador "Brás" e do mergulhador "Manu" encontramos a 7-9mts de prof os restos de uma embarcaçao que tudo indica ser o Acary, isso, no mês passado - Set/16.

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