quarta-feira, 14 de outubro de 2015

[1700] Um Mindelo muito, muito distante...

Do livro "Cartas de Cabo Verde", do Eng.º Luiz de Saldanha Oliveira e Souza (1946-48), edição (separata) do periódico Rosário

(...) Nesta cidade do Mindelo, a vida social é muito mais activa do que na Praia; os estabelecimentos comerciais, mais variados e importantes; a população mais numerosa; e o movimento do Porto Grande de São Vicente o mais intenso de todo arquipélago.

O liceu, muito frequentado, dada a feliz disposição do cabo-verdiano para o trabalho intelectual, e o elemento militar, ainda numeroso, contribuem para aumentar a animação da cidade. À noite, o jardim público , vistoso, espaçoso e bem iluminado, regurgita de passeantes, enquanto no coreto uma banda musical executa variado programa, tornando ainda mais agradável este recreio.

Quando há cinema, que ainda não é diário, enche-se a vasta sala  com espectadores de todas as categorias sociais.(...)


5 comentários:

  1. Apreciação justinha mas que acaba por ser contra a gente da ilha de São Vicente.
    Foi assim e podia continuar a ser mas cortaram tudo. Que cuidem pois ficou a raiz.

    ResponderEliminar
  2. Era entre os meus 12 e os 14 aninhos...Andava no Liceu e vivia nas nuvens...Eu e muitos, muitos mais!
    Braça de sôdadi,
    Zito

    ResponderEliminar
  3. Vendo nesta foto, parece que ainda o Porto Grande não tinha, ou estava preste a entrar na era dos combustíveis líquidos (Fuel Oil e Gasóleo) no abastecimento de Navios. Pode-se ver os quintalões de depósito carvão, o caís nacional e os batelões para abastecimento. Nota-se a ausência das lanchas tanque de Shell e Millers & Coris, bem como os respectivos rebocadores. As casas Miranda e do Dr. Aníbal, e o quiosque da praça nova já la estavam, ainda sem Hotel Porto Grande, e não tinham completado a cobertura do mercado Municipal. O Senhor das Areias devia estar a preparar a saída para mais uma viagem inter-ilhas
    Um abraço do "tempo d'caneqiunha"

    ResponderEliminar
  4. Caros amigos,

    Quero informar que a foto não é exactamente da época do texto. Suponho que terá mais uns dez ou quinze anos que ele. Mas era a melhor que eu tinha à mão no momento em que coloquei o post. Claro que as indicações do Zeca Soares são de quem sabe e por isso preciosas.

    Um braça para todos,
    Djack

    ResponderEliminar
  5. Val, não entendi o teu comentário, rapaz novo. Quem o lê fica a pensar que estás a falar de outro post. É que não vejo em quê a carta do Engenheiro é contra a nossa gente.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.