sábado, 27 de fevereiro de 2016

[1951] Uma rua desconhecida do Mindelo

O postal não indica o nome da artéria e Praia de Bote também o desconhece. Quem saberá desvendar o mistério?


9 comentários:

  1. Aposto uma bacalhoada se me contradizerem.
    Nesta esquina estava a mercearia do Ti Lei, grande amigo (e procurador) do Mota Carmo. Do nome não sei mas é paralela ao que chamavam de Rua Machado.

    ResponderEliminar
  2. Acho que o Val diz bem. Mas acho que não é uma paralela à rua Machado em toda a extensão desta. Mais precisamente, seria uma paralela, mas entre ela e a rua Machado havia (há) outra rua que creio ser aquela que tinha o nome de Cavoquim. Ou estarei enganado?

    ResponderEliminar
  3. Desconfio que só o Zeca Soares nos salvará...

    Braça à ignorante,
    Djack

    ResponderEliminar
  4. Esta Rua é uma das que vão dar à Igreja protestante da Praça? Diz-me muita coisa!

    ResponderEliminar
  5. Não faço a mínima...À primeira vista até parece a Rua de Praia...
    Braça com vista turva
    Zito

    ResponderEliminar
  6. Parece Zito quen tens razão e se o Djack nos estivesse a distrair. Pode ser a Rua da Praia de Bote!! A rpopósito com é que se chama esta rua. Deve ter um nome!

    ResponderEliminar
  7. Meus caros, eu estava a falar a sério quando disse que não sei que rua é. À semelhança do Zito e do José, ainda pensei na Rua de Praia (Av. da República em tempo colonial e actual). Assim, a casa de canto seria o Botequim do Faustino, hoje Boca de Tubarão. Mas a Rua de Praia sempre foi mais larga que aquele espaço que ali se vê. Até aquele canteiro com a árvore pequena causa confusão, embora neste tempo ainda não houvesse Torre de Belém (foto para aí de 1900/1910, mais coisa menos coisa). Não sei mesmo.

    Braça ignorante MESMO,
    Djack

    ResponderEliminar
  8. Rua da Praia não pode ser, rapazes. Basta verem as montanhas projectadas ao fundo. Esta rua é perpendicular à que sobe para o Alto Mira Mar, onde ficava o cinema do Tuta. Esta rua ou é a do Cavoquim ou é uma paralela a ela. Creio que o Val referenciou-a bem ao identifica-la com a loja do Ti Lei.

    ResponderEliminar
  9. Perguntei a dois primos que estão em S. Vicente e um deles disse que é a rua da Praça Nova, porque se vê à esquerda o limite lateral da Praça e ao fundo a encosta onde está a carreira de tiro do exército, para lá do Madeiralzinho.
    Outro disse que é a rua Senador Vera Cruz, mas não sei se esta é a mesma que confere com a Praça Nova.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.