segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

[3404] Raro filme feito no Mindelo dos tempos próximos da independência

Documento feito por alguém da Marinha, nos idos da transição dos 60 para os 70 do século passado. Pena, a ilustração sonora não ser de música das ilhas. Quanto ao navio que serve de fundo, ver a classe a que pertencia AQUI (há muita informação na internet sobre esta corveta da Armada)

6 comentários:

  1. Interessante documentário sobre Mindelo de uma época. Sobressaem dois traços muito marcantes da cidade: a sua alegria festaleira e o seu ar bem urbano que lhe vem afinal, do antanho.

    ResponderEliminar
  2. Corioso, parecem imagens animadas de uma pintura abstracta.

    ResponderEliminar
  3. Este vídeo bem pode ser dos anos 60 ou 70, mas de certeza que também são dos anos 80 ou 90 do século passado.
    Por alguma razão as imagens são como são, coloridas e sem som? Será "batota"?
    O Djack lá sabe porque

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Zeca,

      Duvido que o vídeo seja dos anos 80 e muito menos dos 90. O autor é um elemento da guarnição da corveta NRP 485 "Honório Barreto" em comissão de serviço em Cabo Verde e a qualidade da imagem nada tem a ver com os modernos meios de filmagem a que já era possível recorrer nos anos 80/90. Aliás, o próprio autor data o filme (não há razão para duvidar disso), datação que é possível confirmar por exemplo através dos automóveis que surgem nas imagens. Talvez a data mais exacta seja 1971/72, altura de uma comissão do navio a Cabo Verde e Angola, quando ele ainda era de recente construção. De resto, não sei mais nada.

      Braça naval,
      Djack

      Eliminar
    2. Caro Djack,
      Podes crer que de certeza absoluta que o vídeo contem imagens recentes, anos 80 e 90, e digo mais que ele não é exclusivo de Mindelo.
      A partir dos 4 minutos pode-se ver na filmagem em ângulo aberto sobre a cidade do Mindelo o complexo de pesca da Cova D'inglesa financiado e construído pelo Japão nos finais dos anos 90. Um pouco mais a frente vê-se muito rapidamente as instalações de enchimento (Esferas) do gás butano no Porto da Praia ilha de Santiago, para alem de outras evidencias como os modernos trapiches (a motor) a moerem cana de açúcar.
      Um Abraço

      Eliminar
    3. Pode ser...

      Braça enigmático,
      Djack

      Eliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.