sábado, 13 de janeiro de 2018

[3395] Eis o raro livro com um conto de Henrique Teixeira de Sousa de que falámos no post 3373: "Natal", conto "Na Corte d'El-Rei D. Pedro"

No post 3373 AQUI, escrevemos o seguinte: Em princípio, os escritores longevos escrevem muito e em circunstâncias diversas. Há excepções, obviamente, mas é assim que normalmente sucede. Contudo, quem gosta de livros e por eles se interessa, nem sempre sabe tudo sobre os seus autores (outra evidência...). Assim se verifica com a mais recente aquisição do Pd'B [vinda de alfarrabista portuense, como então dissemos] que nem imaginávamos existir e que descobrimos por mero acaso. Trata-se do livro "Natal" que congrega textos de três nomes diferentes: Orlando de Albuquerque, Pedro Mayer Garção e… Teixeira de Sousa, todos médicos. Tem a obra edição do Laboratório Médico Luso-Fármaco e foi produzida tendo em vista ser ofertada à classe médica como brinde de Natal. Iniciou-se a ideia em 1966 e durou a coisa até aos inícios da década de 70, sendo o que referimos da tiragem de 1970, com Teixeira de Sousa ainda a viver em Cabo Verde.

Apesar do título, o conto contém acção passada no Fogo e ali se verifica (como noutras obras do autor) a evidência da ascensão de classe dos descendentes de antigos escravos. Quase no final, lê-se: "Quem havia de dizer que o filho do senhor Jerónimo Cardoso viria a ser desfeiteado por filho de uma antiga escrava da avó!"

Praia de Bote deixa aqui um sinal desta obra (assinale-se a capa dourada, de luxo) que oferecerá digitalizada na íntegra a quem lha solicitar em comentário a este post.


3 comentários:

  1. "sabim mesmo". Mesmo depois do Natal soube bem.
    Merci !!!

    ResponderEliminar
  2. Um dos Contos - na minha opinião - mais bem acabados de Teixeira de Sousa, posteriormente (1972) publicado na primeira obra deste autor, a Colectânea: «Contra Mar e Vento» pela Editora Europa/América. Relê-se sempre com gosto.

    ResponderEliminar
  3. Já o conhecia mas reli com o mesmo prazer da primeira leitura.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.