quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

[3560] Proposta irrecusável, feita aos colaboradores militantes do Pd'B

Pessoal, vamos tomar de arrendamento a ilha de Santa Luzia, para sede do Praia de Bote! Adriano, José, Valdemar, Carmo, Ondina, Zeca e... Djack, cada um entra com cerca de 15.000 réis e ficamos com a ilha por uma temporada, três ou mais anos!!! 

Quanto ao César Augusto Neves, posso dizer que nasceu em 6 de Janeiro de 1842, natural de Cavaleiros da Serra, Portugal (não consegui confirmar esta terra como sendo em Portugal, apesar da indicação recolhida; há Cavaleiros da Serra no Brasil),  e faleceu em São Nicolau em 1912, onde casou e teve descendência. Neves coloca e assina o anúncio, na qualidade de delegado de São Nicolau na ilha de Santa Luzia, numa espécie de sucessão do ainda hoje lembrado (e estimado) Dr. Júlio José Dias - o que vendeu ao Estado em 1866 a sua casa para nela se instalar o Seminário-Liceu de São Nicolau, facto que de certo modo inspirou o senador Vera-Cruz em São Vicente, décadas depois. A história é muito mais longa do que aqui se conta, mas fica um cheirinho para dar uma ideia de quem detinha Santa Luzia nestes anos. O anúncio é de Março de 1912 (embora datado de Fevereiro), pouco antes de César Augusto Neves falecer.

6 comentários:

  1. Pois é, tudo indica que Santa Luzia estava na altura sob a jurisdição de S. Nicolau. Mas admito que o tenha sido desde os primórdios da ocupação das ilhas. Como a ilha de S. Vicente só seria habitada muito depois de S. Nicolau, faz sentido. Mas deixa de fazer sentido numa outra perspectiva de reconfiguração do território. É de admitir que S. Luzia venha a ser objecto de atenção num futuro próximo, para investimento turístico. Pode ser que um qualquer milionário da China ou das Arábias responda à oferta de César Augusto Neves. Mas este terá de utilizar um altifalante de altíssima potência para fender o espaço e galgar léguas do tempo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se O PB me conceder o privilégio de associado ( mesmo por correspondência): Alinho...

      Será por ser a única ilha com nome de Mudjer Santa... que, quis por penitencia ficar só?!
      A bem da verdade histórica, SL chegou a exportar gado para o Brasiu! Hoje está deserta:
      Por praga d'algum Santo (Vicente ou Nicoalau)?!!!

      Eliminar
  2. A ilha próxima de SVicente SLuzia foi devolvida a SNicolau devido a estes negócios aobscuros de antanho e confirmado pelo anterior governo. Portanto agora o negócio de SLuzia é com SNicolau: só quem fala paxim-parloa é que percebe

    ResponderEliminar
  3. Da ilha de S.Vicente para uma frequesia de S.Nicolau so passa pela cabeça de quem deu o nome de Mandela ao aeroporto da Praia

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.